O Sistema Plantas On Line - SPOL constitui um aplicativo desenvolvido com a finalidade de permitir a visualização de imagens e de informações geradas a partir de plantas aprovadas no município de Belo Horizonte. Neste primeiro módulo que se disponibiliza é possível acessar as imagens das plantas de parcelamento do solo aprovadas e, a partir delas, se obter informações sobre identificação e, em alguns casos, sobre dimensões de lotes e áreas de equipamentos urbanos e comunitários aprovados, bem como de logradouros e bairros oficializados.

São várias as possibilidades de se realizar uma consulta, dependendo da informação que se tenha em mãos. Assim, foi disponibilizado um TUTORIAL no qual, através de um texto se explica o preenchimento de cada caixa de diálogo a permitir consultas. Quando o sistema detecta que a consulta não foi efetuada corretamente, automaticamente, o TUTORIAL surge na tela a auxiliar a correção do preenchimento das chaves de busca.

Muitas vezes não se obter um resultado não significa que um lote, por exemplo, não seja aprovado. Talvez a consulta realizada tenha utilizado informações não oficiais ou desatualizadas, recomendando-se, nesses casos, que se tente efetuar uma consulta utilizando um outro tópico da barra de menu, tendo sido para isto, inclusive, disponibilizadas as consultas geográficas, que se utilizam de mapas do município.

Cumpre esclarecer que algumas plantas precisam ser tratadas para que suas imagens possam ser corretamente visualizadas, não estando essas imagens, ainda, disponíveis. Esta situação se refere a toda consulta para a qual, na página de resposta não aparece a identificação da Planta CP sob a forma de um link para a respectiva imagem, apresentando-se apenas a identificação da mesma.

Constantemente novas imagens estão sendo adicionadas ao sistema, recomendando-se, sempre, atualizar informações obtidas caso se considere um período de tempo.

Aos usuários que já utilizavam o sistema via Intranet

Notar que algumas funcionalidades foram alteradas na versão atual no que se refere a consultas por LOTE, BAIRRO, LOGRADOURO e ENDEREÇO a permitir a consulta a listagens de um modo mais rápido.